Políticas Urgenciais

 Políticas Administrativas “Urgenciais”(Urgentes e Emergenciais)

Se eleitos, do ponto de vista administrativo, precisaremos estabelecer metas para curto, médio e longo prazo. A Reitoria buscará recursos em caráter imediato para resolver as “Urgências da Universidade” para solucionar as metas de curto prazo. Estas metas serão elaboradas no chamado “Período de Transição”. O atraso da aprovação da prestação de contas da atual reitoria prejudica a disponibilização dos recursos financeiros da receita pelo Ministério do Planejamento e Gestão do Orçamento da União (MPGO). Uma vez liberados, a partir de então, planejaremos, efetivamente, as ações, inicialmente, em caráter imediato. Estas atitudes serão desenvolvidas simultaneamente, e orientadas, pela seguinte ordem de prioridade:

1º.Apoio aos estudantes, com enfoques específicos para os campi JK e do Mucuri: as necessidades básicas dos nossos estudantes precisam ser resolvidas prontamente para barrarmos, parcialmente, a evasão e, melhorarmos o ensino. Desta maneira, vamos intensificar os esforços em prol da moradia, alimentação e transporte. Paralelamente, a PROACE, mediante a efetiva participação dos representantes estudantis realizará ajustes nos critérios para diagnóstico dos estudantes em condições de vulnerabilidade social. Isto é importante para corrigir evidentes erros no atual programa de assistência estudantil.

É oportuno salientar que o recurso do orçamento da UFVJM poderia ter sido melhor aplicado em algumas situações pela atual Reitoria. Por exemplo, os recursos gastos com o INDG com o propósito de formular metas para os professores, poderia ter sido convertido em apoio aos estudantes carentes, provendo centenas de bolsas.

2º.Infra-estrutura-  Em especial às obras dos campi JK e Mucuri: revisar,  acompanhar e  prover projetos complementares; avaliar tecnicamente com efetividade a qualidade dos serviços em andamento; os recursos financeiros disponíveis para cada projeto; a necessidade dos aditivos, o estágio atual das obras definindo de forma taxativa os  prazos de entrega das obras; para que não ocorram abusos por parte das empresas contratadas.  Corrigindo tais falhas obteremos melhor aproveitamento do dinheiro público.

3º. Condições básicas para o ensino: Vagas para professores efetivos do programa REUNI; finalização das obras do auditório de aulas do campus JK; término das obras da biblioteca do campus Mucuri; avaliar o projeto da biblioteca do campus JK e prover devido andamento.  Para isso, grupo de pessoas com perfil técnico irão diagnosticar, planejar e apresentar  políticas de ações que serão desmembradas de maneira a permitir melhor acompanhamento e cumprimento do projeto proposto.

Deixe um comentário